Empresa O Rodas

Empresa Fundada em 2008

Serviços de transporte coletivo de passageiros

Transporte Regular e Ocasional

Missão

O Rodas privilegia a eficácia e eficiência dos seus serviços, garantido ao cliente segurança e conforto em cada viagem.

Visão

O Rodas privilegia a eficácia e eficiência dos seus serviços, garantido ao cliente segurança e conforto em cada viagem.

Valores

Inovação

Procurar responder às necessidades daqueles que nos procuram, criando diversificação de serviços e acompanhamento das linhas temporais.

Segurança

Fazer corresponder a qualidade do serviço com o cumprimento de todas as leis inerentes à área do transporte coletivo de crianças.

Integridade

Aliar a conduta reta à honra do transporte de todos os nossos clientes.

Lealdade

Manter o compromisso com toda a nossa equipa e clientes.

A Equipa

Presente e Futuro

Joaquim Gonçalves

CEO & Fundador

O Rodas é uma marca pioneira, especializada no transporte coletivo de crianças, que providencia serviços regulares, ocasionais e especializados, nas diversas áreas do transporte de passageiros.

A maioria dos serviços da empresa destina-se ao transporte coletivo de crianças, mas passa também pelo seu core business: o apoio do Transporte individual de cada uma destas, auxiliando os Encarregados de Educação nos seus transportes diários.

Uma empresa com mais de uma década de existência e Centros em mais de 10 municípios nacionais, é o reflexo do profissionalismo, segurança e inovação na exploração da área dos transportes de crianças. Considerada uma empresa de utilidade pública, a entrada do O Rodas em cada cidade, traz um novo serviço pioneiro que facilita a entrada no mercado.

História e Timeline

A Origem da Ideia e 1º Ano da Empresa

A 5 de setembro de 2008, nasce a empresa “O Rodas”, dedicada única e exclusivamente ao transporte de crianças. Joaquim Gonçalves, com 41 anos concretiza uma ideia familiar e constitui um pequeno negócio. Joaquim Gonçalves, sócio gerente de uma empresa de comércio de peles para a indústria do calçado, era já empresário desde o ano de 1990. A constituição de família e vivacidade dos 2 filhos, obrigam-no a uma mudança de vida e surge uma nova ideia.

Surge então a questão que faz desencadear toda a ideia:

Este empresário começa por adquirir uma carrinha Mercedes de 8+1 lugares e inicia um pequeno negócio. Começa com pequenos serviços que eram realizados antes do início do dia na sua profissão primordial. Passados alguns meses, o pequeno negócio passa a ter visibilidade e o Joaquim adquire outra viatura, aumentando a dimensão da empresa.
Durante este primeiro ano letivo viajaram cerca de 200 crianças na empresa O Rodas, auxiliando ATL’s, Centros de Estudos, Encarregados de Educação e Escolas, nas suas necessidades diárias.

  • 2009

    Finalizado o primeiro ano de atividade, Joaquim Gonçalves, viu nesta área o seu futuro, e constitui formalmente a empresa finalizando este ano, com uma frota constituída por 5 viaturas novas, equipadas com todo o material necessário no cumprimento da lei do Transporte Coletivo de Crianças.

  • 2010

     O crescimento daquele que já não era considerado por muitos, um pequeno negócio, ganha visibilidade fora da cidade de São João da Madeira. É aqui que surge o primeiro Centro O Rodas fora do município de origem: Santa Maria da Feira.
    É em novembro de 2010, que a ideia ganha novamente dimensão e parte para uma nova dinâmica: O Franchising. É em Vila Nova de Gaia que é conhecido o primeiro centro fora do rodas sede e que traz ao O Rodas uma nova dinâmica.

  • 2011

    Em Junho de 2011, o projeto O Rodas foi apresentado aos seguintes municípios: Braga, Guimarães, Porto, Espinho, Ovar, Vale de Cambra, Oliveira de Azeméis e Aveiro. Todos estes municípios mantiveram uma grande recetividade ao projeto, e portanto, procurou-se promover o Franchising nestas cidades, cativando potenciais compradores, daquela que já era uma marca com algum relevo na zona.

  • 2013

    É no ano de 2013 que o Centro O Rodas da cidade origem torna-se um franchising: O Rodas de S. João da Madeira. Este 6º ano de atividade, serve de consolidação da ideia de que O Rodas já é uma empresa de renome na área de exploração. Neste ano, foi marcado por 8 protocolos com Escolas, centros de estudos e municípios e 10 entidades e grupos desportivos. Nasce no final deste ano, o segundo franchising do grupo, na cidade de Espinho, sendo que O Rodas Sede continua o trabalho nos municípios de Santa Maria da Feira e Gaia.

  • 2018

    Foi neste período que O Rodas adquire novas capacidades e adquire o seu primeiro autocarro, com 55 lugares. Este auxilia diária e ocasionalmente todos os franchisings nas suas necessidades. É com a aquisição desta nova viatura, que veio completar uma frota de 11 viaturas do O Rodas Sede. Com a empresa consomada nas cidades onde trabalha, Joaquim abre nos dois anos seguintes 3 novos Centros O Rodas nos municípios de: Oliveira de Azeméis, Coimbra e Amarante, sendo que esta foi a sua ordem cronológica, separados apenas por alguns meses. Com os novos Centros nas cidades de Coimbra e Amarante, o grupo O Rodas ganha uma nova dimensão fora da zona onde já estava inserida. Os sonhos do O Rodas na zona centro e interior passam a ser realidade e novos compradores para novos municípios começam a surgir.

  • 2020

    Dois anos marcados pela presença da Pandemia Mundial Covid-19, trouxeram 2 paragens a todos os centros, tendo contabilizado cerca de 8 meses de encerramento total. Conseguimos agora afirmar, que todos os centros mantiveram a sua firmeza, mantendo todos os funcionários e retomando com boas perspetivas de crescimento. É terminado assim o 12º ano da empresa, com 5 novos Centros O Rodas adquiridos em regime de franchising.